
O mercado disponibiliza os mais diversos tipos de alarme, sendo que cada um oferece diferentes níveis de proteção, podendo ser usados para residências, empresas e comércios, garantindo segurança, controle e respostas ágeis em situações de risco.
Índice
- Qual o melhor sensor para segurança?
- Tipos de sensores de alarme
- Sistemas de segurança com e sem monitoramento 24h
- Como escolher o melhor alarme de segurança para você?
- Fique bem protegido com alarme da Verisure
Qual o melhor sensor para segurança?
Escolher um sensor para segurança é um cuidado primordial, afinal, esse equipamento detecta situações suspeitas e movimentações, acionando o sistema de alarme e garantindo uma resposta rápida diante de eventuais invasões.
Confira, a seguir, os diferentes tipos de alarme para casa, comércio e indústria!
Alarme para casa
Os alarmes para casas são desenvolvidos para proporcionar proteção para ambientes externos e internos de uma residência.
Há opções de aparelhos mais robustos, com fio, que possuem menor risco de interferências, e modelos sem fio, mais flexíveis e fáceis de instalar, indicados para quem quer evitar a passagem de fiação.
Muitos modelos contam ainda com sensores de presença e de abertura de portas, além de sirenes conectadas. Todos esses equipamentos são integrados a uma unidade de controle, que emite alertas a uma central de monitoramento ou diretamente ao proprietário do imóvel.
Alarme para comércio
Entre os diferentes tipos de alarme, há opções projetadas especialmente para estabelecimentos comerciais. Elas são projetadas para cobrir vários pontos de vulnerabilidade, como caixas, entradas e vitrines, e lidar com um maior fluxo de pessoas.
Os alarmes comerciais, normalmente, contam com sistemas de controle de acesso, botão de pânico, sensores de movimento e câmeras integradas. Além disso, eles são integrados a uma central de monitoramento 24h.
Para contratar a solução certa entre os diversos tipos de alarme, é preciso considerar aspectos como configuração do estabelecimento, o fluxo de colaboradores e o tipo de mercadoria comercializada.
Alarme para indústria
Os alarmes para indústria possuem sistemas mais completos e robustos, principalmente devido à necessidade de cobrir espaços maiores, áreas isoladas e riscos, como vazamentos ou incêndio.
Esses modelos costumam combinar diferentes recursos de segurança, como controle de perímetro, sensores de movimento, sensores ambientais, centrais e integração com CFTV.
Esses tipos de alarme também têm maior durabilidade e cobertura de sinal, além de integração com sistemas de automação para uma proteção contínua e eficiente.
Tipos de sensores de alarme
Em muitos sistemas de segurança, os alarmes contam com sensores específicos, como os de abertura e movimento. Contudo, também há modelos que operam apenas com acionamento direto, como as sirenes locais.
Esses equipamentos maximizam o poder de detecção, tornando o sistema mais eficiente e proativo. Confira, a seguir, os principais tipos!
Sensores de movimento
Os sensores de movimento identificam qualquer movimentação no ambiente, normalmente por meio da captação de calor infravermelho emitido por corpo em movimento que transita pela sua zona de alcance.
O mercado oferece diferentes modelos, como os sensores PIR (Passive Infrared), que captam variações de radiação infravermelha emitidas por objetos em relação ao espaço.
Outros modelos de sensor de presença combinam tecnologias PIR e micro-ondas para reduzir as chances de alarmes falsos.
Sensores magnéticos
Os sensores magnéticos são os mais usados em portas e janelas, funcionando com o dispositivo fixado no batente e o ímã instalado na parte móvel.
No momento em que a porta ou janela é aberta, a separação entre ímã e sensor rompe o circuito magnético, ativando o alarme.
Inclusive, em muitos sistemas de segurança residencial e comercial, esse dispositivo funciona como a primeira barreira de defesa.
Sensores de quebra de vidro
Os sensores de quebra de vidro disparam ao detectar o som ou a vibração provocada quando uma janela é quebrada, mesmo que o dispositivo não seja acionado.
Esses equipamentos detectam o padrão de som, e os sensores de choque ou vibração identificam impacto ocasionado no vidro.
Sistemas de segurança com e sem monitoramento 24h
Antes de escolher entre os diferentes tipos de alarme disponibilizados pelo mercado, é importante compreender as diferenças entre sistema sonoro e aqueles com monitoramento 24 horas.
Para você entender, o sonoro atua somente na área, emitindo um sinal audível quando identifica movimentação atípica. Já o alarme monitorado está integrado a uma central de monitoramento que responde prontamente em caso de risco.
Confira, abaixo, como funcionam os diferentes tipos de alarme.
Alarme sonoro: sem monitoramento
O alarme sonoro sem monitoramento funciona de forma local, disparando luzes e sirenes ao detectar violação de sensores ou invasão.
Esse modelo não é integrado a centrais de monitoramento, ou seja, não há contato automático com equipes de segurança ou autoridades policiais em caso de intrusos.
Sendo assim, qualquer reação depende de quem ouve o alerta, como vizinhos, moradores ou transeuntes. Se ninguém ouvir, o tempo de resposta pode ser comprometido, ocasionando danos ou risco de perda patrimonial.
Alarmes com monitoramento 24h
Entre os tipos de alarme, a opção com monitoramento 24h é a mais eficiente e segura, já que o equipamento emite alertas automáticos para uma central de monitoramento no momento em que o sensor é acionado.
Dessa forma, os operadores de segurança podem avaliar a legitimidade da ocorrência e, se preciso, podem acionar uma equipe de resposta ou as autoridades policiais rapidamente.
O alarme com monitoramento 24h proporciona respostas ágeis, acompanhamento contínuo e dispensa a presença do proprietário, garantindo proteção mesmo quando não há ninguém no imóvel.
Como escolher o melhor alarme de segurança para você?
Para escolher entre os tipos de alarme, é preciso avaliar critérios importantes!
- Confira o nível de vulnerabilidades — verifique a quantidade de pontos de entrada, espaços externos, jardins ou muros que precisam de proteção;
- Invista em sistemas com monitoramento — essas opções são mais eficientes e seguras, pois oferecem resposta imediata e integração com central;
- Avalie as opções e qualidade dos sensores — opte por tecnologias que permitam a integração de diferentes sensores, como quebra vidro, magnético e de movimento;
- Analise a infraestrutura da área — considere fatores, como presença de instalação elétrica apropriada, necessidade de sistema com fio e pontos para a passagem de cabeamento para uma instalação segura;
- Priorize a escalabilidade — opte pelos tipos de alarme que possibilitam a inclusão de mais sensores ou módulos para adaptar o sistema em caso de necessidade e ampliar a cobertura.
Fique bem protegido com alarme da Verisure
Para proteger sua casa, comércio ou empresa, conte com os diferentes tipos de alarme da Verisure.
Nossos sistemas garantem segurança completa e inteligente, que combina recursos avançados com monitoramento humano 24h, sensores antissabotagem, detecção antecipada de invasões e resposta rápida da central.
Você pode escolher entre sistemas com ou sem fio e conectados ao app My Verisure para monitorar sua residência ou empresa em tempo real.
Proteja sua família com as soluções da Verisure. Solicite seu orçamento agora mesmo!



